"Não se culpe nem se poupe, deite-se,vire-se música,Deite-se,vire-se,Deite-se, vire-se música,Deixe-se musicar"

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Alba Maria é inaugural



Recentemente li uma matéria na qual o autor falava sobre cantoras inaugurais e simulacros. Achei o texto muito interessante, com algumas ressalvas, é claro.
Ao destacar aquilo que para ele seriam (são) imitações mal acabadas de algumas cantoras, deu uma definição para o que podemos chamar de cantoras inaugurais:



Ao ler esse pequeno trecho, porém muito bem pensado, lembrei-me de imediato da cantora paraense Alba Maria. Que ela está no rol das melhores cantoras do nosso país, eu já sabia, mas tive plena convicção de que Alba Maria é, sem dúvida, uma cantora inaugural, daquelas que são raras, que nem imitam e nem se permitem imitar.

Não seria imprudente, porém, dizer que Alba Maria se transforma em várias e ao mesmo tempo dá voz a cada uma de suas influências, ora Elis Regina, ora Gal Costa, ora Clara Nunes. Até mesmo as tantas mulheres de Chico Buarque passeiam livremente pelo seu cantar.

Mas ela não é simulacro de ninguém, tampouco uma imitação barata com rasuras.Mesmo vivendo num mundo-cópia, Alba Maria consegue ser diferente, única.

Seria impossível resumir o talento dessa maravilhosa intérprete em parcas linhas, e nem poderia ousar fazê-lo. Mas quem conhece sabe exatamente do que estou falando: da voz marcante, da entrega, da sensualidade...

Querem entender melhor? Ouçam Alba Maria! Melhor que isso, ouçam e assistam, se possível. Um deleite para os olhos e para os ouvidos mais exigentes.

Agenda:

Quinta-feira

Alba Maria e Floriano

Bar bodega (Quintino Bocaiúva,entre Conselheiro e Gentil) - 23h

Todos os Sábados de outubro (inclusive na véspera do Círio)

Alba Maria,Floriano (violão) e Márcio Jardim (percussão)

Bar Café Imaginário (Quintino esquina com Boaventura) - 23h

Para ouvir: http://www.myspace.com/albamaria75

Nenhum comentário: